Existem cerca de 400 espécies diferentes de cães, mas existem algumas que são apenas comuns do seu país de origem. Apresentamos o top 10 das raças menos comuns e algumas das suas características, que por vezes são também elas menos comuns.
Puli ou Pastor Bergamasco
Porte - Grande
Origem - Pensa-se que surgiram na Roma Antiga
A raça puli é conhecida por o seu pêlo se comparar a um esfregão. É desconhecida a origem desta raça, mas pensa-se que estes cães remontam ao antigos romanos, por estes serem possuidores de cães semelhantes. Os pelos podem crescer o suficiente para atingir o chão ou podem ser cortados. Os cães são muito ativos e inteligentes e exigem muita atenção e exercício.
2. Xoloitzcuintli
Porte - Diversos
Origem - México
Estes cães também são conhecidos como cão pelado mexicano ou cão azteca. Esta raça é tão antiga que eles eram acarinhados pela comunidade Asteca. Estes cãe destacam-se por serem docéis, pela sua inteligência, por serem desportistas e bons vigilantes. Normalmente, os cães de porte pequeno e médio servem, principalmente, para cães de guarda e de companhia. Precisam de muitos banhos e de bastantes cuidados com a pele para que não sofram queimaduras solares, acne e pele seca.
3. Bedlington Terrier
Porte - Médio
Origem - Inglaterra
Esta raça de cães é denominada de Bedlington por causa do povo mineiro Bedlington, na Inglaterra. Eram utilizados por este povo para caçar os ratos que existiam nas minas, mais tarde passaram a ser utilizados para caça, para corridas e para exposições caninas. O Bedlington Terrier é um ótimo companheiro por ser carinhoso, curioso e gosta de ser o centro das atenções. Esta raça quando é posta à prova esforça-se para sair o grande vencedor. O Bedlington é uma raça de cães que lidam bem com crianças por ser divertido, brincalhão e alegre.
4. Lagotto de Romagnolo
Porte - Médio
Origem - Itália
Esta raça é muito antiga, apesar da sua antiguidade estes cães de água são comuns em grande território Italiano. O Lagotto de Romagnolono antiguidade tinham como função caçar no meio aquático, mais tarde foram deixando essa função para se dedicar a caça de fungos subterrânea. Os cães desta raça são dóceis, atentos, inteligente e alegre, adoram crianças e outros animais.
5. Çatalburun ou Pointer Turco
Porte - Grande
Origem - Turquia
No nome desta raça de cães é oriundo de "Çatal" que significa garfo e "burun" que significa nariz. A sua principal distinção é o nariz, por este estar dividido em duas partes, assemelhando-se assim a dois narizes, o que é uma vantagem em relação aos outros cães. O Çatalburun é independente, obediente e fiel ao seu companheiro, embora não se relacionem com outros cães e não são amigáveis com crianças.
6. Mastim Napolitano
Porte - Grande
Origem - Itália
A palavra "Mastim" vêm do latim massivus que significa maciço. Na antiguidade foram treinados para lutar contra ursos, leões, gladiadores e tigres, sendo assim estes cães são durões por resistirem a dor física que sofrem. O Mastim Napolitano é extremamente protetor da sua família. Para que não se tornem agressivos com a estranhos devem socializar com bastantes pessoas enquanto são bebés.
7. Cão de Crista Chinês
Porte - Médio
Origem - China
Esta raça de cães é por vezes excluída por causa do seu aspeto, visto que nascem sem pêlo. Existem dois tipos de desta espécie: os cães que nascem com pêlo nas patas e na extremidade da cauda e os cães que não têm pêlo, até pode acontecer isto na mesma ninhada. O Cão de Crista Chinês é sensível e necessita que os seus tutores sejam pacientes. Dá-se bem com outros animais, com crianças e com pessoas estranhas, embora estejam sempre em alerta.
8. Löwchen (Pequeno Cão Leão)
Porte - Pequeno
Origem - Alemanha
Este nome deve-se ao bonito corte do pelo que é efectuado de forma a fazer lembrar um leão. Apenas na cabeça e do peito têm muito pêlo. O Pequeno Cão Leão é inteligente, tranquilo, legre, dócil, brincalhão e fiel, sendo um cão perfeito para ter em sua casa por ser bastante afetuoso com os seus donos e lida com crianças e com outros cães. Por ter o extinto territorial bastante aporado este cão é reservado em relação a pessoas desconhecidas e não gostam de ficar sozinhos.
9. Lundehund Norueguês
Porte - Pequeno
Origem - Noruega
O nome deste cão surge pelo facto de "Lunde" significa papagaio-do-mare "Hund" significa cão, por esta raça ter sido desenvolvida para caçar estas aves e os seus ovos. Os cães desta espécie possuem apenas uma articulação que une o pescoço aos ombros, o que lhe permite esticar as pernas em linha reta em ambos os sentidos, para além desta diferença de todos os outros cães possuem seis dedos em cada pata e podem ainda tapar os canais auditivos evitando que entre água ou sujidade.
10. Affenpinscher
Porte - Pequeno
Origem - Alemanha
O nome destes cães surge da palavra "Affe" que significa macaco em alemão. É um cão leal ao seu dono e revela-se um companheiro carinhoso e amigável, desempanha bem a sua função em caso de entrar em contacto com estranhos vira uma mini fera. O Affenpinscher dá-se bem com as crianças e alinha em todas as suas brincadeiras.
Comentários